quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Formação 13 convida: AQUELE QUE DIZ

AQUELE QUE DIZ
Cenas de aprendizagem, primeira abertura de processo.

Quando propusemos ao mestre Antônio Rogério Toscano uma semana intensiva de trabalho nas férias de julho para aprofundarmos nossos estudos de interpretação, nossa decisão sobre o que fazer logo foi provocada: dependeria do acordo sobre quando, como, e quantos de nós estaríamos dispostos a fazer essa caminhada. Dos dezoito aprendizes da Formação 13, quatorze disseram sim. Feito esse acordo, nosso mestre nos apresentou a proposta de
trabalharmos a partir de "Aquele que diz sim, Aquele que diz não", peça de aprendizagem de Bertolt Brecht - que já havia sido material de improviso no 1ºsemestre do 2º ano do nosso curso de Formação do Ator.

Uma semana de estudos foi tempo exíguo. Então passamos a nos encontrar em horários alternativos (extra-aula) em espaços cedidos por Cias. de teatro amigas e na própria ELT.

A partir de leituras e jogos, cada ator-personagem defendeu seu ponto de vista dentro da fábula. O desenvolvimento dessas visões em jogo deu origem às cenas.
A maior parte das músicas é criação dos aprendizes a partir de poemas de Brecht e de trechos da peça.

Nossa intenção é compartilhar as questões que o texto nos provoca enquanto meninos, mães, professores, estudantes, sociedade. Fica a todos nós (atores e público) a decisão do que fazer diante de cada situação. As cenas nascidas dessa experiência que agora apresentamos não são conclusivas. O processo está aberto.

Elenco:
Caio Zanuto
Doralice Odilia
Fabio Sousa
Fernando Domenico
Francisco Elmo
Hugo Branquinho
Joel Simil
Mario Matielo
Pedro Stempniewski
Rafael Augusto
Rafael Guerche
Stella Garcia
Thiago França
Thiago Thalles

Agradecimentos:
ELT, Cia. São Jorge, Cia. do Nó, Cia. Levante, Dona Bete,Juliana Monteiro, Neide, Nelson, Cuca Bolafi, Cris Gouveia, Alex Bischiliari, Leandro Goulart,Joseane Cerqueira, Marcela Pupatto, e a todos que nos ajudaram na caminhada deste processo.